4 Motivos do Porquê Formulários estão Mortos

Publicado por Gustavo Luby em

Quando falamos em conversão de leads talvez seja automático para você pensar nos tradicionais formulários utilizados nesse tipo de estratégia, certo? Os formulários são utilizados para captar as informações dos leads nas conversões, que entregam alguns dados como moeda de troca para receber o material, oferta ou contato disponibilizado pela sua empresa.

Pois este conteúdo, veio para quebrarmos esse padrão: formulários na internet estão ultrapassados e não são mais efetivos para conversão.

Não entendeu nada? Continue sua leitura que lhe explicaremos o porquê de os formulários não serem mais efetivos se você quer conquistar leads qualificados para o seu negócio.

Porque formulários estão matando suas conversões  

Formulários exigem não só a atenção do visitante (que precisa ser fisgado e retido na sua página), como também, demonstram em segundos que o usuário precisa entregar seus dados pessoais logo de cara, em troca de obter o que deseja — seja acessar um material disponibilizado por você, fazer um orçamento ou simplesmente tirar uma dúvida sobre o seu produto ou serviço.

Principalmente neste último caso, pois muitas vezes se trata do primeiro contato do visitante com a sua empresa. O maior problema dos formulários é que eles causam fricção, e consequentemente dificuldade para uma conversão ser realizada; seja uma dificuldade real, como algo inacessível e complicado, ou uma dificuldade aparente, como o uso de fontes que dificultam a leitura.

Formulários estáticos são um dos principais exemplos de pontos de fricção entre o que você quer e o que o seu visitante quer. Isso faz com que as suas taxas de conversão caiam absurdamente. Detalhamos os porquês:

1. Formulários estáticos não geram interesse

Formularios estão mortos

Já reparou como virou um padrão que todas as páginas possuem um link para “Entre em contato”? Esse tipo de estratégia funcionava muito bem 10 anos atrás. Mas hoje, basta analisar as taxas de conversão baixíssimas desse tipo de formato para entender que eles são mais decorativos do que qualquer outra coisa.

As pessoas têm necessidade de retorno rápido: só vão preencher um formulário estático e ficar esperando pelo retorno quando estiverem plenamente interessadas e convencidas da solução de sua empresa. O grande problema é que essa é a parcela mínima dos visitantes do seu site como mostramos na imagem abaixo.

consciencia ao acessar site

E muitas simplesmente não vão nem preencher, por não saberem quando o retorno virá e por entenderem que a empresa em questão não preenche alguns requisitos necessários para que seja iniciado um relacionamento com ela. 

2. Formulários com muitas perguntas têm baixa conversão

formularios não atraem visitantes

Se você já trabalhou com conversão de leads através de formulários estáticos, sabe como pode ser complicado atingir taxas de conversão interessantes ao pedir qualquer informação mais específica sobre o visitante.

E, como visitante, também já deve ter se deparado com um formulário extenso e até mesmo um pouco invasivo que te fez desistir do preenchimento no meio do caminho. 

Pois os visitantes do seu site ou de suas Landing Pages também pensam duas vezes ao fornecer informações, e calculam se aquela oferta/entrega/solicitação de contato vale tanto assim. Lembre-se sempre: estamos lidando com dados e dados são o que existe de mais precioso hoje. Você sabe disso e seu consumidor também.

Por isso, se você fizer um formulário com muitas perguntas, a taxa de conversão irá cair, pois a ação imediata vai assustar os usuários.

3. Formulários com poucas perguntas não entregam informações interessantes para a estratégia

Mas você pode pensar “então, basta diminuir a quantidade de informação requisitada ao visitante e as minhas taxas de conversão aumentam”. Pode até ser, mas de que serve ter apenas o nome, o e-mail e o telefone de um lead? Esse tipo de informação não responde que tipo único de consumidor essa pessoa é, qual o problema que ela busca solucionar e se o seu produto é o ideal para ela.

O processo para entender esse perfil de compra, a qualificação e a segmentação depois da conversão inicial é ainda mais complicado do que o convencimento do preenchimento do formulário.

4. Agora os consumidores precisam de interatividade e personalização 

O consumo muda conforme os anos e o contexto em que vivemos. Hoje, os consumidores têm papel mais ativo do que nunca visto antes e a personalização é algo extremamente valorizada. O visitante não quer ser só mais um número, quer entender que a empresa olha para ele e que entende a necessidade que ele tem. 

abordagem de um assistente virtual

Há muito tempo o foco não é mais no que vender, mas em como atender. Além disso, o consumidor não é ingênuo. Ele sabe que o objetivo dos formulários que pedem dados pessoais é gerar contatos para que o comercial entre em ação posteriormente. E muitas vezes o visitante do seu site ou Landing Page ainda não está nem perto desse momento de compra. Muitas vezes o que ele precisa é de informação adicional sobre o seu produto ou serviço.

Por isso, soluções como chatbots e atendentes virtuais hoje são muito mais atrativas do que um formulário estático. Com um atendimento personalizado, mesmo que para dúvidas e interações simples, o lead tem mais chances de converter depois de solucionar as dúvidas que tem e estabelecer um diálogo com a marca.

neurologic demonstração

Os assistentes virtuais são a melhor alternativa em relação aos formulários estáticos e estão crescendo pois eles garantem melhores taxas de conversão e uma experiência mais interativa e dinâmica. Eles abordam cada consumidor de forma personalizada, de acordo com seu contexto de navegação, assim conseguem aumentar seu engajamento (e não as respostas que a empresa imagina que eles precisam).  

Quais são as soluções que podem ser exploradas?

Além disso, assistentes virtuais captam informações únicas e valiosas sobre o consumidor através de uma conversa automática. Entendendo qual a dor ou a dúvida dele em relação ao seu produto ou serviço, você entende qual a maturidade de compra e que tipo de solução é a mais adequada para o que ele precisa resolver. 

Esse tipo de plataforma é o que entregamos para os nossos clientes aqui na Neurologic: primeiro captamos a atenção do visitante no site e depois o engajamos para realizar a conversão. 

Dessa forma aumentamos seu volume de leads e ainda conseguimos qualificá-los em uma conversa. Se você quiser saber mais sobre a nossa solução, pode testar durante 14 dias grátis nossa plataforma de marketing conversacional em seu site.

marketing conversacional

Está cada vez mais difícil se destacar para o consumidor num mundo em que ele é impactado o tempo todo por diferentes ofertas e empresas. Então surge a necessidade das empresas em buscar formatos inovadores e mais eficazes para conquistar leads e transformá-los em clientes. 

Lembrando que você não precisa obrigatoriamente deletar todos seus formulários estáticos das suas páginas, você pode unir as duas estratégias.

Mas garantimos que depois que você testar um assistente virtual focado em geração de leads em seu site, ficará surpreso com o resultado e irá deixar os antigos formulários de lado 😄

E você já testou outras formas de conversão em seu site? Deixe nos comentários como foi a experiência!

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Gustavo Luby

CMO da Neurologic, há 5 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.